sábado, 28 de fevereiro de 2009

A importância dos sais minerais

Os minerais não podem ser sintetizados pelo organismo devendo ser obtidos através da alimentação. Não fornecem calorias, mas se encontram no organismo desempenhando diversas funções. Os minerais possuem papéis essenciais, como constituintes estruturais dos tecidos corpóreos, por exemplo, o cálcio e o fósforo que formam os ossos e dentes; como reguladores orgânicos que controlam os impulsos nervosos, atividade muscular e o balanço ácido-base do organismo; como componentes ou ativadores/reguladores de muitas enzimas. Além disso, muitos minerais estão envolvidos no processo de crescimento e desenvolvimento corporal. Como componentes dos alimentos, os minerais participam no sabor, ativam ou inibem as enzimas e outras reações que influem na textura dos alimentos. Cada mineral é requerido em quantidades específicas, numa faixa que varia de microgramas a gramas por dia. Dessa maneira, é importante lembrar que o excesso na ingestão de um pode acarretar prejuízos na absorção e utilização de outro. Por exemplo, a absorção de zinco pode ser afetada por suplementação de ferro, enquanto a ingestão em excesso de zinco pode reduzir a absorção de cobre. Os minerais também são importantes na prática esportiva, pois durante o exercício físico a perda de água pelo suor é sempre acompanhada pela perda de eletrólitos, de sais, especialmente sódio, cloreto, potássio, magnésio e cálcio. Assim, a falta destes pode levar ao aparecimento de cãibras musculares.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Suco de clorofila

O suco de clorofila é a grande novidade em matéria de sucos naturais, considerada por muitos pesquisadores como a fonte de nutrição mais balanceada do planeta. Seus 103 nutrientes entre vitaminas, proteínas e sais minerais trazem benefícios indiscutíveis. O trigo contém mais vitamina A do que uma cenoura, possui vitamina E que ajuda na prevenção de radicais livres, elementos responsáveis pelo envelhecimento, além de conter todo complexo B (favorece a regeneração celular). No broto de trigo encontram-se alguns minerais importantes como o Magnésio (alivia o stress) e o Potássio (tonifica os músculos e enrijece a pele). O consumo destes nutrientes vitais melhora a disposição porque ajudam a repor energia. Beber um copo por dia equivale suprir toda a carência de alimentos verdes que um ser humano precisa.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Carnaval

O carnaval pode ser considerado uma maratona e por isso exige uma alimentação reforçada. Na véspera da folia, é recomendado consumir mais carboidratos, como: arroz, pães, macarrão, batata e aveia. As versões integrais sustentam por mais tempo, por isso são mais indicadas. Antes da folia são recomendadas as frutas, que são ricas em água e sais minerais. Depois da maratona, além de consumir carboidratos, as proteínas também são importantes, podendo ser encontradas em carnes magras, ovo e feijão. Confira algumas receitas deliciosas no Portal Nutrição em Foco.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Alimentos orgânicos

Alimentos orgânicos são aqueles cultivados de maneira especial, livre de agrotóxicos e são produzidos em solo trabalhado. Não possuem hormônios de crescimento, anabolizantes e outras drogas. Favorecem o organismo e ainda o meio ambiente, pois são isentos de qualquer tipo de adubo químico bem como pesticidas. Também não utilizam sementes transgênicas para o cultivo, já que nessa especialidade alimentícia o produtor não pode modificar as características reais do solo e do meio a serem utilizados no plantio.


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quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Sucos

Suco de maçã: os poderes anti-oxidantes da maçã fazem deste suco um dos mais saudáveis. Ajuda a combater radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e pela desregulação do organismo.

Suco de uva: também um poderoso anti-oxidante, com a vantagem de que ajuda a reduzir o colesterol e melhorar a circulação sanguínea.


Suco de melancia: um ótimo diurético. Se misturado com morango, o suco também ajuda na boa circulação do sangue.


Suco de abacaxi: um santo remédio para má digestão, porque concentra uma grande quantidade de enzimas. Assim como os sucos de figo e gengibre, o de abacaxi ajuda a controlar o colesterol no sangue e contribui para o bom funcionamento da vesícula biliar.


Suco de mamão: por causa das propriedades digestivas do mamão, o suco ajuda a manter o intestino funcionando corretamente.
Confira algumas receitas de sucos no Portal Nutrição em Foco.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Sucos naturais

Saborosos e benéficos para adultos e crianças, os sucos naturais são aliados importantes para uma vida saudável. São boas fontes de fibras alimentares, principalmente se não forem coados ou peneirados. Há ainda a opção de preparar sucos naturais que misturam frutas com legumes ou verduras. Eles são responsáveis pelo aumento das defesas do organismo. Uma dica importante é a ingestão de sucos 30 minutos antes das refeições, para ajudar na absorção dos nutrientes. Além disso, é importante que os sucos naturais sejam consumidos em, no máximo, 30 minutos depois de serem preparados, para que não percam suas propriedades nutritivas.


Alguns benefícios dos sucos naturais:

* Melhora do sistema cardiovascular, controle da hipertensão e auxilia a desintoxicação do sangue.

* Aumenta a disposição e a hidratação, suavizando a pele e dando mais brilho aos cabelos.

* Contribui para a qualidade do sono, da memória e da lucidez.




* Ativa o sistema imunológico, previne o câncer e aumenta a resistência a gripes e resfriados.




* Aumenta o volume e o trânsito intestinal, prevenindo problemas de constipação.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Benefícios do chocolate

O chocolate sempre foi o vilão número um das dietas, porém alguns benefícios podem superar os prejuízos. O chocolate estimula a produção de serotonina, que é uma substância do cérebro que melhora o humor, ajuda a combater a depressão, a ansiedade e estimula os centros de prazer e bem-estar. Além disso contém substâncias estimulantes como a cafeína e a teobromina que agilizam o raciocínio. Contém vitamina E, antioxidante importante que evita a formação de placas de gorduras nas artérias e combate o colesterol. Portanto, se consumido com bom senso seria um aliado na prevenção de doenças cardiovasculares. Mas sem exageros! O chocolate é composto em grande parte por açúcar e gorduras, fazendo com que tenha uma alta densidade energética. Confira algumas receitas com chocolate no Portal Nutrição em Foco.