quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Diet e Light

Gente, hoje vou esclarecer uma dúvida que é muito freqüente entre as pessoas que preocupam em adequar sua alimentação a um estilo de vida mais saudável, além de manter a boa forma e a saúde. O que muita gente não sabe é que o termo diet e light são completamente diferentes. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, o termo “diet” pode ser utilizado para alimentos exclusivamente empregados para controle de peso ou pode ser utilizado para atender um tipo específico de dieta, com restrição total de um determinado componente como; a substituição do açúcar para os diabéticos, do sódio para os hipertensos, do colesterol para os hipercolesterolêmicos e das proteínas para os portadores de insuficiência renal. Em contrapartida, o termo "light" deve ser empregado aos produtos que apresentam uma redução de no mínimo 25% em determinado nutriente ou caloria quando comparado ao produto convencional. Porém só será efetivo para perda de peso caso seja consumido na mesma quantidade do alimento tradicional. O consumidor deve ficar atento ao rótulo dos produtos, pois um alimento “diet” pode ser mais calórico que o convencional. O importante antes do consumo destes alimentos é verificar no rótulo o número de calorias que cada um contém e verificar se atendem ou não as suas necessidades. Agora é só colocar em prática.

2 comentários:

  1. Gatinha, isso é muito importante mesmo! A galera pensa que light é 0800! E muita gente fica se enganando... Aí não emagrecem e ficam tristes, achando que não adianta mudar a alimentação. Tem que mudar, mas mudar certo!!

    ResponderExcluir
  2. Dicas muito legais.
    E lembrando que esses tipos de alimentos foram criados para portadores de doenças como diabetes, hipertensão. Portanto, pessoas saudáveis não precisam consumir esses alimentos. Os normaiis, mais naturais são bem melhores.

    Beijos

    ResponderExcluir