terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Fique por dentro!

Quem diria, uma simples frutinha como a goiaba com tantas propriedades benéficas ao nosso organismo. Para quem não sabe, a goiaba é uma fruta de alto valor nutritivo, contém grande quantidade de vitamina A, B1, C, cálcio, fósforo, ferro e fibras solúveis. Além de não conter muito açúcar, gordura e calorias (o que é muito bom para quem esta de dieta), auxilia no combate a infecções e hemorragias, fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco, melhora a cicatrização e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento, regula o aparelho digestivo, o sistema nervoso e dá maior resistência física. E para quem adora essa frutinha, vale a pena conferir algumas receitas deliciosas no portal Nutrição em Foco.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Diet e Light

Gente, hoje vou esclarecer uma dúvida que é muito freqüente entre as pessoas que preocupam em adequar sua alimentação a um estilo de vida mais saudável, além de manter a boa forma e a saúde. O que muita gente não sabe é que o termo diet e light são completamente diferentes. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, o termo “diet” pode ser utilizado para alimentos exclusivamente empregados para controle de peso ou pode ser utilizado para atender um tipo específico de dieta, com restrição total de um determinado componente como; a substituição do açúcar para os diabéticos, do sódio para os hipertensos, do colesterol para os hipercolesterolêmicos e das proteínas para os portadores de insuficiência renal. Em contrapartida, o termo "light" deve ser empregado aos produtos que apresentam uma redução de no mínimo 25% em determinado nutriente ou caloria quando comparado ao produto convencional. Porém só será efetivo para perda de peso caso seja consumido na mesma quantidade do alimento tradicional. O consumidor deve ficar atento ao rótulo dos produtos, pois um alimento “diet” pode ser mais calórico que o convencional. O importante antes do consumo destes alimentos é verificar no rótulo o número de calorias que cada um contém e verificar se atendem ou não as suas necessidades. Agora é só colocar em prática.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Meu nome é Camila Margonari, curso o 6 período de nutrição na Universidade Católica de Goiás (UCG), e faço parte do corpo técnico do Portal Nutrição em Foco. A minha paixão por nutrição surgiu desde pequena e desde então só vem crescendo. O mundo da nutrição me fascina a cada dia que passa. Compartilharei com vocês alguns assuntos fascinantes da nutrição.